Wolverine e o poder regenerativo




Essa coisa de super-herói fascina a imaginação das crianças, mesmo aquelas com 40 anos de idade. Aquém diga que nada se aprende ao ler um HQ ou assistir um episódio de personagens de quadrinhos, porém aprendo bem mais sobre o ser humano quando me debruço a ler sobre os mutantes. Desde pequeno o personagem que mais admiro é o Wolverine, não por ser um mestre das artes marciais ou pelo seu esqueleto de "Adamantium", mas pelo seu poder regenerativo. Wolverine é capaz de perder um braço e em questão de segundos tudo ser renegerado no lugar.

Preste atenção nisso tudo, veja se não é mais incrível ter a capacidade de reconstruir algo destruído em nossa vida do que ter uma habilidade especial? Olhe a sua volta e veja quantas coisas quis que fossem regeneradas e sem pensar duas vezes seria bem mais importante do que ter uma posição na sociedade revestida de "Adamantium".

Um casamento, uma família, um sonho. A Psicologia todos os dias trabalha tentando regenerar situações e vivências, temos até um nome especial para isso: Resiliência!

Em 1982 havia um Bordão do Wolverine: "Eu sou o melhor que há no que eu faço, mas o que eu faço melhor não é muito agradável".

Entendeu? Nem sempre vamos ser reconhecidos por nossos esforços nem por isso vamos nos atolar no marasmo ou na mesmice, vamos ser os melhores no que sabemos fazer mesmo sabendo que isso não vai agradar todo mundo.

Klesiano, Oslem 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo - Desenvolvimento da Sexualidade de Freud, Vygotsky e Piaget

Resumo - Bleger "Temas e Psicologia"

Resumo - Formação e Rompimento dos laços afetivos - John Bowlby